Este tutorial vai ajudá-lo a compreender como colorir no estilo dos quadrinhos, concentrando-se na luminosidade e na cor local.
(Arquivos disponíveis no final do tutorial)
As cores se alteram dependendo do ambiente em que estão; por exemplo, costumamos considerar que o papel é branco, mas se estiver em um escritório ele parece mais amarelo, ao passo que à noite parece mais azul.
Vamos ver como as cores fortes afetam a luz que as rodeia e como as cores locais podem uniformizar os elementos da imagem.
Dica rápida
Nossa capacidade de ver cor diminui com a
distância do objeto, por isso faça a tartaruga
pequena azul-escura para parecer que ela está
mais longe.
1 Um bom fundo
Nunca pinte sobre um fundo branco, já que isso altera sua percepção de cores. Use uma cor bem neutra para preencher a imagem. Neste caso, um azul-celeste, depois um pincel grande para sugerir as nuvens. Use tons mais escuros embaixo e nuvens brancas perto da parte superior paracriar a sensação de altura e distância.
2 Guia do viajante
Crie um guia de cores sob a camada Lines para experimentar diferentes esquemas cromáticos. Se fizer isso com antecedência, as cores terão mais coesão e não parecerão aleatórias. Uma consulta à paleta de cores pode ajudar na escolha das cores complementares.
3 Planaridade
A seguir, adicione algumas camadas sobre o guia de cores e aplique as cores planas com um pincel duro. Não se esqueça de manter áreas encostadas da imagem em diferentes camadas: assim, a pele da tartaruga deve ficar em uma camada separada da casca, mas a casca e os balões podem estar na mesma camada. Essa separação facilita bastante o sombreado posterior.
4 Corte justo
Adicione camadas de Clipping Mask a cada uma das camadas de cor plana (pressione Cmd/Ctrl + Shift + N e marque Use Previous Layer to Create Clipping Mask). O benefício das máscaras de corte ficará óbvio aqui, já que as sombras desenhadas aparecerão apenas por cima das cores existentes e você não precisará se preocupar em ultrapassar os contornos!5 Na sombra
Quando sombrear, escolha uma versão mais escura e saturada da cor básica com o pincel Colouring Opacity (no site). Para sombrear o cabelo, use o pincel Hair . Comece com uma cor mais escura (por exemplo, cinza azulado médio) para estabelecer a base da sombra; depois, crie os fios mais claros em cima para dar a ilusão de profundidade.)6 Sobreposições escuras
Adicione uma segunda máscara de corte a cada camada de cor plana para ajustar seus modos de mesclagem para Overlay. Usando a ferramenta Radial Gradient (ajuste Foreground to Transparent), segure Opt/Alt para escolher a cor de sombra de cada elemento e acrescentar variação às sombras.
7 Sobreposições claras
Ainda nas camadas Overlay, selecione a cor mais clara de cada elemento e acrescente gradientes nas áreas mais claras, como o rosto da mulher, o peito e a cabeça do ombro. Repita o processo na pele da tartaruga usando um verde claro. A luz se espalha sobre as sombras projetadas, por isso arraste os gradientes claros ligeiramente sobre a borda de seu sombreamento.8 Balonismo
Usando a ferramenta Lasso, selecione os balões um a um e acrescente gradientes escuros para sombreá-los, depois use um cinza claro pescado das nuvens para mostrar a luminosidade (onde a luz das nuvens incidiu sobre os balões). Use um Airbrush pequeno cinza claro para adicionar reflexos próximo à base dos balões.
9 Sobre a linha
Bloqueie a camada Lines (clique no ícone xadrezinho na paleta Layers) para evitar que seja possível adicionar ou subtrair pixels dela, facilitando a coloração. Escolha tons mais escuros que o conteúdo (por exemplo, verde escuro para a pele da tartaruga, azul-marinho para a casca) e pinte sobre todas as linhas da imagem.
10 Vestida para matar
Adicione mais ingredientes às camadas com Clipping Mask em Overlay nas roupas e no cabelo da mulher, no pássaro e nas outras áreas da imagem. Use um Airbrush pequeno com azul-claro para adicionar reflexos ao vestido. Eles não ficam fortes o bastante na camada Overlay, por isso desenhe-os também na máscara de corte normal do sombreamento.
11 Desfoque as bordas
Nem todas as sombras terão contornos duros; os balões e a coxa da mulher têm contornos suaves e devem ter uma transição também suave. Selecione as bordas da sombra com o Lasso e use um Gaussian Blur de 11,2 pixels. Repita nos balões com um desfoque de cinco pixels, e onde a sombra incide na casca, com um desfoque de 15 pixels.
12 No vermelho
Na camada Overlay da pele, adicione alguns pequenos gradientes vermelhos para indicar áreas de maior fluxo sanguíneo, como o nariz, bochechas e dedos da mulher. Isso vai deixá-la mais em evidência diante dos tons frios do fundo, uma vez que nossos olhos são mais atraídos para as cores quentes do que para as frias.
13 Sombras frias
Selecione os óculos escuros com o Lasso, crie uma camada sob Lines e preencha a área com um azul médio, deixando as lentes translúcidas e ajustando a camada para Multiply a 81% de opacidade. Adicione reflexos com o gradiente e Airbrush em uma camada acima dessa.
14 Mostre a pele
A fim de que a pele pareça menos digital, use o pincel Skin Texture para dar variação à camada Overlay. Escolha vários tons escuros e claros da pele e faça pontos aleatórios com o pincel para simular pigmentação. Repita nos balões, pescando diferentes tons de azul.
15 Casca dura
Imagens escaneadas são ótimas para dar textura. Adicione uma nova camada Clipping Mask para a casca (acima da sombra e de Overlay), copie e cole o conteúdo de “concrete.jpg”. Ajuste o modo de mesclagem para Soft Light, de maneira que as sombras e cores apareçam.
16 Pele enrugada
Use o pincel Tortoise Skin a 53% de opacidade para acrescentar uma mistura de claros e escuros à pele em uma nova camada Clipping Mask em modo Overlay. Pesque tons das nuvens para criar luz ambiente no animal. Use o pincel Dotted Soil para dar um efeito pintalgado, cintilante, e o pincel Ground Texture para adicionar arranhões.
17 Exaustores
Peças cromadas agem como um espelho deformado. Mostre os reflexos das cores locais (como o céu, a casca etc.) nos tubos de exaustão. Crie uma nova camada acima de Lines e use um Radial Gradient branco para dar brilho ao alto dos canos. Use o pincel Scarf Texture para adicionar detalhes ao cachecol.
18 Nebulosa
Crie os rastros de vapor usando o pincel SokOo a 55% Flow para aumentar o espaçamento do pincel e obter uma aparência mais aleatória. Adicione nuvens com o pincel Inca_trail. Comece com uma base roxa clara e chegue até branco na parte de cima para dar profundidade às nuvens. Como esses detalhes chamam a atenção, selecione-os com lasso e desfoque-os um pouco.