Saiba como colorir e sombrear digitalmente seus desenhos no Photoshop em um autêntico estilo de HQ


Todas as cores a que nos referirmos podem ser encontradas no arquivo de amostras fornecido; não se esqueça de instalá-lo na pasta Preset do Photoshop. Atribuímos nomes a cada cor para facilitar sua vida, porque somos mesmo muito bacanas! Chega de blablablá, vamos arregaçar as mangas e começar a pintar...
ADICIONE AS CORES
Prepare suas amostras e pincéis e mãos à obra!
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01 Tudo azul
Primeiro, pinte o fundo com um aerógrafo redondo grande usando uma seleção dos azuis cerúleos de nossa amostra, já que pintar sobre o branco não é muito legal. Se você olhar para o céu, verá que ele é mais escuro em cima; escolha tons mais claros na parte de baixo e vá escurecendo conforme sobe pela imagem..jpg)
02 Será que estas cores me achatam?
Selecione a cor Skin da paleta de amostras e use o pincel DC Ink para pintar a pele na camada Skin. Depois, pinte as calças e os painéis laterais da blusinha na camada Clothes com a cor Clothes Blue da amostra; os sapatos, luvas, bandana e centro da blusinha com a cor Red Clothes na camada Clothes 2..jpg)
03 Cheio das camadas
Não queríamos criar uma camada nova para cada área, por isso pinte os tornozelos com a cor Ankle na camada Skin, os brancos dos olhos e dos dentes em Clothes 2 e os lábios e íris em Clothes. Pinte o cabelo e as sobrancelhas com a cor Hair na camada Hair.MERGULHE NAS SOMBRAS
O sombreamento ajuda muito a fazer o desenho saltar, mas se você fizer de qualquer jeito, ele fica ainda mais confuso. Tire um tempo para compreender o sombreamento. Pense em três dimensões: as bordas são suaves ou marcadas?.jpg)
Contornos
Uma sombra projetada normalmente é mais marcada que uma que segue uma forma redonda, a qual costuma ter transições mais suaves..jpg)
Opiniões contrastantes
I As cores e a intensidade das sombras variam com a distância. Um objeto mais próximo terá sombras mais escuras e definidas..jpg)
Opiniões contrastantes
II Por outro lado, algo mais distante terá sombras bem menos distintas e menos saturadas. Nossos olhos não o distinguem tão bem..jpg)
Luz primária
O sombreamento indica a ausência de luz em um objeto. Qualquer superfície que não esteja sob luz direta terá sombras, mas lembre-se de que a luz se reflete..jpg)
Luz secundária
Quando a luz atinge algum objeto, ela se reflete (a intensidade varia segundo a superfície), criando mais fontes de luz a levar em consideração.HORA DE SOMBREAR
Aqui começa a diversão!
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04 Construção da cor
Pinte os prédios do fundo na camada Buildings, alternando entre as três camadas, de maneira que não haja cores diferentes lado a lado. Fazer isso pode parecer um quebra-cabeças, mas é bem mais fácil do que parece!.jpg)
05 Nem só os caubóis usam laços
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06 Máscaras de corte
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07 Sombras
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08 Como uma aranha
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09 Porque ela merece!
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10 Dégradés
Clique e segure o ícone do Paintbucket na paleta Tools para selecionar a ferramenta Gradient do menu. Ajuste-o para Foreground to Transparent e escolha Radial Gradient. Nas diversas camadas “Shadows” dos edifícios, adicione dégradés em azul-escuro para sugerir áreas de sombra e azul-claro para denotar a reflexão da luz e criar variedade..jpg)
11 Outra camada
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12 Um brilho de saúde
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13 Trabalhe nas roupas
Use a cor Clothes2 Gradient com a ferramenta Gradient na camada Clothes2 Overlay a fim de iluminar as roupas vermelhas, mas seja mais comedido do que na pele, pois o vermelho não costuma brilhar tanto. Repita o processo com um azul-claro na camada Clothes Overlay.DE OLHO NO CÉU!
Hora dos toques finais
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14 Tudo desfocado
A sombra dos quadrinhos fica em algum ponto entre as sombras duras dos mangás e um sombreamento mais gradual, quase aerografado, comum na pintura tradicional. Assim, na camada Skin Shadows acesse Filter > Blur > Gaussian Blur, ajuste para 4.0 px e clique em OK para suavizar um pouco aquelas sombras..jpg)
15 Dê olho nos detalhes
Use um aerógrafo vermelho-escuro na camada Skin Overlay sobre os olhos para chamar a atenção para eles. Volte ao pincel DC Shading e use-o para acrescentar sombras e luzes aos olhos, lábios e dentes. Use a cor Skin Shading para deixar a sombra em volta do nariz mais sólida que o resto das sombras da pele..jpg)
16 Horizontes claros
Ajuste o modo de mesclagem da camada Above para Overlay na paleta Layers. Nessa camada, adicione reflexos aos prédios em alguns lugares: pesque as cores (pressione Alt para acessar a ferramenta Eyedropper) do fundo adjacente aos prédios e puxe um pequeno gradiente radial a partir do céu, ultrapassando ligeiramente as bordas dos edifícios..jpg)
17 Linearidade
Para enriquecer, pesque o azul mais escuro do céu e mude a ferramenta Gradient para Linear. Na camada Above, puxe um gradiente do canto superior direito em diagonal até o centro e novamente do canto inferior direito até o centro. Os dois cantos ficarão mais escuros..jpg)
18 Reflexos
Use o pincel DC Shading nas camadas Buildings Overlay com uma mistura de azuis bem claros e brancos para adicionar reflexos marcados aos edifícios e janelas. Os reflexos devem estar todos na mesma direção para que a luz permaneça consistente..jpg)
19 Andando nas nuvens
Use o pincel Clouds para desenhar as nuvens na camada Clouds. Comece com Cloud Gray como cor de base e use Cloud Blue para as partes mais escuras e sombras. Finalize com Cloud White para as luzes..jpg)