Colorindo e Sombreando no Photoshop (HQ)

Saiba como colorir e sombrear digitalmente seus desenhos no Photoshop em um autêntico estilo de HQ



(Arquivos disponíveis no final do tutorial)


As histórias em quadrinhos atraem milhões de pessoas com suas cores brilhantes e vibrantes desde que o Super-Homem levantou um carro pela primeira vez na capa da Action Comics nº1.

A colorização dos quadrinhos avançou um pouco desde os velhos dias de reticula; o mercado hoje prefere usar o programa mais amado de manipulação de pixels para dar vida às imagens. Este tutorial será um bom guia de iniciação à colorização em estilo HQ. Vamos tratar do básico da colorização plana, sombreamento sobre uma camada de máscara de corte e uso de gradientes para sombreamento avançado em camadas de sobreposição. Também mostraremos como criar belas nuvens para dar um toque final.

Em nosso site, você verá que já preparamos todo o terreno. Ali estão os pincéis personalizados que usamos, a amostra de cores e até o desenho que você vai colorir. Preparamos camadas para os vários componentes da imagem. Sempre é melhor deixar cores diferentes que estão lado a lado na imagem em camadas distintas, o que facilita o sombreamento posteriormente.

Todas as cores a que nos referirmos podem ser encontradas no arquivo de amostras fornecido; não se esqueça de instalá-lo na pasta Preset do Photoshop. Atribuímos nomes a cada cor para facilitar sua vida, porque somos mesmo muito bacanas! Chega de blablablá, vamos arregaçar as mangas e começar a pintar...

ADICIONE AS CORES

Prepare suas amostras e pincéis e mãos à obra!



01 Tudo azul

Primeiro, pinte o fundo com um aerógrafo redondo grande usando uma seleção dos azuis cerúleos de nossa amostra, já que pintar sobre o branco não é muito legal. Se você olhar para o céu, verá que ele é mais escuro em cima; escolha tons mais claros na parte de baixo e vá escurecendo conforme sobe pela imagem.

02 Será que estas cores me achatam?

Selecione a cor Skin da paleta de amostras e use o pincel DC Ink para pintar a pele na camada Skin. Depois, pinte as calças e os painéis laterais da blusinha na camada Clothes com a cor Clothes Blue da amostra; os sapatos, luvas, bandana e centro da blusinha com a cor Red Clothes na camada Clothes 2.

03 Cheio das camadas

Não queríamos criar uma camada nova para cada área, por isso pinte os tornozelos com a cor Ankle na camada Skin, os brancos dos olhos e dos dentes em Clothes 2 e os lábios e íris em Clothes. Pinte o cabelo e as sobrancelhas com a cor Hair na camada Hair.















MERGULHE NAS SOMBRAS

O sombreamento ajuda muito a fazer o desenho saltar, mas se você fizer de qualquer jeito, ele fica ainda mais confuso. Tire um tempo para compreender o sombreamento. Pense em três dimensões: as bordas são suaves ou marcadas?



Contornos

Uma sombra projetada normalmente é mais marcada que uma que segue uma forma redonda, a qual costuma ter transições mais suaves.

Opiniões contrastantes

I As cores e a intensidade das sombras variam com a distância. Um objeto mais próximo terá sombras mais escuras e definidas.

Opiniões contrastantes

II Por outro lado, algo mais distante terá sombras bem menos distintas e menos saturadas. Nossos olhos não o distinguem tão bem.

Luz primária

O sombreamento indica a ausência de luz em um objeto. Qualquer superfície que não esteja sob luz direta terá sombras, mas lembre-se de que a luz se reflete.

Luz secundária

Quando a luz atinge algum objeto, ela se reflete (a intensidade varia segundo a superfície), criando mais fontes de luz a levar em consideração.

HORA DE SOMBREAR

Aqui começa a diversão!



04 Construção da cor

Pinte os prédios do fundo na camada Buildings, alternando entre as três camadas, de maneira que não haja cores diferentes lado a lado. Fazer isso pode parecer um quebra-cabeças, mas é bem mais fácil do que parece!

05 Nem só os caubóis usam laços

  Use uma combinação dos azuis e cinzas da paleta – consulte nossa imagem final e o nome das amostras para se orientar. Para que o processo seja mais rápido e fácil, utilize a ferramenta Lasso normal (pressione L) para selecionar áreas dos prédios e use Paint Bucket (pressione G) para preenchê-las.

06 Máscaras de corte

  Vamos aplicar o sombreamento a camadas de Clipping Mask. A partir da camada Skin, crie uma camada nova (Shift + Ctrl/Cmd + N) e marque a caixa Use Previous Layer to Create Clipping Mask. As áreas em branco na camada da pele servirão como uma máscara para a camada de cima, facilitando a aplicação da sombra apenas na pele.

07 Sombras

  Chame a camada da máscara de corte de “Skin Shadows”. Repita o processo nas outras camadas de cor, chamando-as de “Clothes Shadows”, “Clothes 2 Shadows” etc. Sombreie a pele usando a cor Skin Shadow com o pincel DC Shading na camada Skin Shadows. Consulte o quadro à esquerda para saber mais sobre o sombreamento.

08 Como uma aranha

Use a cor Red Clothes Shadow na camada Clothes2 Shadows para sombrear as áreas vermelhas e a cor Blue Clothes Highlights sobre a camada Clothes Shadows para criar luzes nas calças, mais ou menos como o sombreamento do uniforme do Homem-Aranha. Você percebeu que a figura foi inspirada nesse herói?

09 Porque ela merece!

  Selecione a cor Hair Highlights e crie a luz refletindo no cabelo, usando sempre o pincel DC Shading. Como optamos por um estilo de HQ, não há necessidade de renderizar montes de detalhes nos cabelos, como na colorização tradicional. Trate o cabelo como uma massa e crie uma iluminação estilizada. Deixe-a sólida e simples.

10 Dégradés

Clique e segure o ícone do Paintbucket na paleta Tools para selecionar a ferramenta Gradient do menu. Ajuste-o para Foreground to Transparent e escolha Radial Gradient. Nas diversas camadas “Shadows” dos edifícios, adicione dégradés em azul-escuro para sugerir áreas de sombra e azul-claro para denotar a reflexão da luz e criar variedade.

11 Outra camada

  Agora vamos enriquecer essas cores. Adicione uma camada nova de Clipping Mask a cada camada de cor, mas desta vez ajuste os modos de mesclagem para Overlay (no menu de cortina da paleta Layers), chamando-as de “Skin Overlay”, “Clothes Overlay” etc. Essas camadas permitirão alterar/aprimorar as cores sem afetar o sombreamento aplicado.

12 Um brilho de saúde

  Vá à camada Skin Overlay e use a ferramenta Radial Gradient com a cor Skin Gradient para aplicar luzes aos ombros, antebraços, cotovelos e bochechas da mulher, arrastando pouquinho a ferramenta. Não se preocupe se a luz vazar por cima da sombra; ela faz isso também na vida real. Use a cor Pink Gradient nas bochechas e dedos para sugerir um intenso fluxo sanguíneo.

13 Trabalhe nas roupas

Use a cor Clothes2 Gradient com a ferramenta Gradient na camada Clothes2 Overlay a fim de iluminar as roupas vermelhas, mas seja mais comedido do que na pele, pois o vermelho não costuma brilhar tanto. Repita o processo com um azul-claro na camada Clothes Overlay.

DE OLHO NO CÉU!

Hora dos toques finais



14 Tudo desfocado

A sombra dos quadrinhos fica em algum ponto entre as sombras duras dos mangás e um sombreamento mais gradual, quase aerografado, comum na pintura tradicional. Assim, na camada Skin Shadows acesse Filter > Blur > Gaussian Blur, ajuste para 4.0 px e clique em OK para suavizar um pouco aquelas sombras.

15 Dê olho nos detalhes

Use um aerógrafo vermelho-escuro na camada Skin Overlay sobre os olhos para chamar a atenção para eles. Volte ao pincel DC Shading e use-o para acrescentar sombras e luzes aos olhos, lábios e dentes. Use a cor Skin Shading para deixar a sombra em volta do nariz mais sólida que o resto das sombras da pele.

16 Horizontes claros

Ajuste o modo de mesclagem da camada Above para Overlay na paleta Layers. Nessa camada, adicione reflexos aos prédios em alguns lugares: pesque as cores (pressione Alt para acessar a ferramenta Eyedropper) do fundo adjacente aos prédios e puxe um pequeno gradiente radial a partir do céu, ultrapassando ligeiramente as bordas dos edifícios.

17 Linearidade

Para enriquecer, pesque o azul mais escuro do céu e mude a ferramenta Gradient para Linear. Na camada Above, puxe um gradiente do canto superior direito em diagonal até o centro e novamente do canto inferior direito até o centro. Os dois cantos ficarão mais escuros.

18 Reflexos

Use o pincel DC Shading nas camadas Buildings Overlay com uma mistura de azuis bem claros e brancos para adicionar reflexos marcados aos edifícios e janelas. Os reflexos devem estar todos na mesma direção para que a luz permaneça consistente.

19 Andando nas nuvens

Use o pincel Clouds para desenhar as nuvens na camada Clouds. Comece com Cloud Gray como cor de base e use Cloud Blue para as partes mais escuras e sombras. Finalize com Cloud White para as luzes.

20 Tudo fica mais nebuloso

Escolha belas nuvens grande-angulares para dar um sentido de escala e romper a enorme massa de céu azul da imagem. Tente fazer com que algumas nuvens apontem a garota para reforçar a composição. Quando terminar, aplique um Gaussian Blur de 6 px na camada Clouds para suavizar o foco.